Direitos e Deveres

CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES COMO PACIENTE

Direitos

1. Receber um atendimento cordial, respeitoso, humanizado e atencioso, livre de preconceitos de raça, etnia, credo,sexo, idade, origem ou quaisquer outros tipos de preconceito por parte dos nossos colaboradores.

2. Ser identificado através de seu nome e sobrenome, ou nome social, e não pelo número de sua senha, nome de suapatologia, apelidos, ou quaisquer outras formas impróprias, preconceituosas ou desrespeitosas.

3. Ter assegurada sua integridade física e moral, sua segurança, individualidade e privacidade, bem como respeitado porseus valores culturais, morais e éticos, e preservadas a sua imagem e identidade.

4. Identificar todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no seu atendimento através do crachá, quedeve conter o nome legível e estar fixado em local visível.

5. Ter conhecimento dos Regulamentos e das Normas vigentes da instituição.

6. Sempre que necessitar, e em qualquer situação, receber auxílio de um profissional que esteja presente no local edevidamente habilitado de acordo com a sua necessidade, de forma a garantir seu bem-estar, conforto e segurança.

7. Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações aos setores responsáveis na instituição, através do Serviço deAtendimento ao Cliente (SAC), e receber informações, orientações e esclarecimentos pertinentes de acordo com as normasvigentes.

8. Ter acesso a todos os procedimentos diagnósticos e vacinas ofertados pela instituição, desde que sua realização sejapreviamente indicada por um médico responsável, quando assim for necessário.

9. Ter acesso ao detalhamento da cobrança de seus exames, quando realizados sob regime particular.

10. Receber orientações e esclarecimentos acerca de documentos e/ou formulários que porventura sejam apresentados paraa sua assinatura, de forma a demonstrar seu entendimento claro e consciente para uma opção segura.

11. Ser esclarecido quanto aos riscos e benefícios do procedimento que compõe o diagnóstico, ser orientadoquanto à cobertura e/ou à responsabilidade financeira que incidirá sobre este procedimento, podendo aceitar ou nãorealizá-lo.

12. Consentir ou recusar a realização dos procedimentos diagnósticos, após ter sido devidamente informado eesclarecido, sem que lhe sejam aplicadas sanções legais ou morais.

13. Ter assegurada a confidencialidade de seu diagnóstico e os resultados de seus exames clínicos ou de imagem e tudoaquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional que atua na instituição ter acesso atravésdo histórico do paciente.

14. Se paciente menor de 18 anos de idade, ter como defensores de seus interesses a mãe, o pai ou o responsável legal,que poderá participar ativamente das decisões acerca dos procedimentos diagnósticos, sendo diretamente orientado eesclarecido, exceto quando existir determinação judicial que diga ao contrário.

Deveres

1. Buscar informações para tomar ciência de todas as condições de atendimento na Instituição.

2. Conhecer e respeitar todas as normas vigentes da Instituição.

3. Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre quesolicitado.

4. Honrar com seu compromisso financeiro e saldar suas despesas provenientes de procedimentos diagnósticos,vacinas ou quaisquer serviços prestados pela instituição.

5. Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico,bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver na sua posse.

6. Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição, tratando-os de forma civilizada e cortês.

7. Zelar pelo patrimônio privado da instituição colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demaispacientes durante o período de atendimento.

8. Não fumar nas dependências da instituição.

9. Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais,ou responsáveis.

10. Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas.

11. Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientaçõesprestadas pelos profissionais.